quarta-feira, 15 de setembro de 2010

TRE: número de recursos chega a 15 por dia

As coligações de Ana Júlia e de Jatene são as que mais ingressam com ações no TRE.
Desde que a propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão começou, no dia 17 de agosto, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA), tem recebido, por dia, entre 10 e 15 pedidos de recursos e de liminares relacionados ao horário eleitoral.
A maioria das ações parte das coligações “Juntos com o povo”, do candidato ao governo do Estado, Simão Jatene e “Frente Acelera Pará”, da candidata Ana Júlia Carepa. “Os pedidos de direito de resposta e de propaganda irregular, geralmente ocorrem entre essas duas coligações”, disse o secretário judiciário do TRE/PA Bruno Giorgi.
Ontem pela manhã, quatro pedidos de representação foram protocolados na sede do tribunal. Em todos eles, a coligação Juntos com o Povo acusa a Frente Acelera Pará de ter feito propaganda eleitoral negativa e ainda ter passado do tempo do horário eleitoral na televisão.
Em uma das ações movidas contra o Acelera Pará, a coligação Juntos com o Povo afirma que o seguinte texto: “Você acredita mesmo que o Pará parou? A siderúrgica de Marabá que Jatene perdeu para o Maranhão e Ana Júlia recuperou já está em construção gerando milhares de empregos e muito desenvolvimento”, usado na propaganda da candidata Ana Júlia, foi negativo para o PSDB.
No período da tarde, foram mais oito ações, novamente entre as duas coligações. Em seis delas, a Juntos com o Povo pede a suspensão da execução da propaganda da Acelera Pará por propaganda eleitoral negativa e ofensiva na televisão, nos dias 12 e 13, além de duas com pedido de direito de resposta e por invasão do horário destinado a outros cargos proporcionais (deputado estadual e federal).
A coligação Acelera Pará, por sua vez, protocolou outros dois recursos. Um contra a rádio Metropolitana pela não execução de inserção eleitoral e outra contra a Juntos com o Povo por tentativa de denegrir e ridicularizar a imagem da candidata Ana Júlia Carepa.
Todos os pedidos de representação serão encaminhados para a decisão de um juiz eleitoral. Ainda nesta semana, o presidente do TRE/PA, desembargador Rômulo José Ferreira Nunes, reunirá a imprensa de Belém para falar sobre os recursos protocolados no TRE.





Fonte: Diário do Pará

Nenhum comentário: