terça-feira, 13 de maio de 2008

EDUCAÇÃO: serviço essencial

Um dos motivos que levaram o juíz José Torquato a considerar abusiva a greve dos educadores, fundamenta-se na essencialidade da educação, ou seja, "a atividade em questão é essencial".
Trata-se de uma interpretação totalmente equivocada.
Ora, não há dúvidas que a educação é essencial (embora não seja assim tratada pelos governantes), mas não no sentido de "essencial" previsto na LEI Nº 7.783, DE 28 DE JUNHO DE 1989. que "Dispõe sobre o exercício do direito de greve, define as atividades essenciais, regula o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, e dá outras providências". Que enumera expressamente os serviços ou atividades consideradas essenciais:
Art. 10 São considerados serviços ou atividades essenciais:
I - tratamento e abastecimento de água; produção e distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis;
II - assistência médica e hospitalar;
III - distribuição e comercialização de medicamentos e alimentos;
IV - funerários;
V - transporte coletivo;
VI - captação e tratamento de esgoto e lixo;
VII - telecomunicações;
VIII - guarda, uso e controle de substâncias radioativas, equipamentos e materiais nucleares;
IX - processamento de dados ligados a serviços essenciais;
X - controle de tráfego aéreo;
XI compensação bancária.
Art. 11. Nos serviços ou atividades essenciais, os sindicatos, os empregadores e os trabalhadores ficam obrigados, de comum acordo, a garantir, durante a greve, a prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade.
Parágrafo único. São necessidades inadiáveis, da comunidade aquelas que, não atendidas, coloquem em perigo iminente a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população.

2 comentários:

Ângelo Góes disse...

Uma justiça que inocentou o assassino da irmã Doroth não deve ser levada a sério. Por mais que saibamos que o direito de greve é previsto em lei, não deveríamos esperar outra coisa de pessoas que se vendem por cargos e palmas nas costas.
Valeu justiça do Pará por mais uma vez ter feito justiça para os poderosos dessa região. Obrigado por manter a educação na precariedade em que se encontra. Vocês merecem ir....

Anônimo disse...

A SIGLA PT PARA O ATUAL GOVERNO DEVE SIGNIFICAR "PORRADA EM TRABALHADOR" OU "PIOR que TUCANO"