domingo, 30 de março de 2008

Sintepp em Barcarena

O advogado Walmir Brelaz esteve em Barcarena, na subsede do Sintepp, para atender alguns servidores daquele município e destaca alguns problemas e deliberações:
1. Professores (29) que participaram do último concurso público ao cargo de professor pedagógico aprovados, classificados, chamados e já estavam lecionando normalmente há três meses, quando foram demitidos sem qualquer ato formal, com a justificativa de que não possuíam o diploma de "2º grau no magistério". No entanto possuíam o ensino médio e mais um curso de formação pedagógica em um curso reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação. E o mais grave, esses mesmos professores já lecionavam há mais de 4 anos na mesma disciplina. Vamos ingressar com mandados de segurança ainda esta semana.
2. Servidoras que já possuem condições de se aposentar, mas negado pelo INSS, considerando que não há tempo de contribuição suficiente, uma vez que a Prefeitura não repassou a contribuição devida ao INSS. Neste caso, solicitamos uma certidão do INSS, para processarmos a Prefeitura.
3. Um dos casos mais lamentáveis, violador da dignidade humana, observamos no caso de uma auxiliar de serviços gerais, DARCY CRAVO CARVALHO SANTANA, uma Senhora de 71 anos de idade.
Após trabalhar desde 1983 na Prefeitura, com condições de aposentadoria, a Sra. Darcy dirigiu-se ao INSS, este informou que deveria ser aposentada pela Prefeitura, já que no momento da aquisição desse direito, Barcarena possuía previdência própria. Por sua vez, a Prefeitura disse que nada tinha a ver, mandando a servidora de volta ao INSS. Ou seja, um total desrespeito com o ser humano.
Ainda hoje, mesmo com 71 anos, a Sra. Darcy lava banheiro, passa pano nas cadeiras, carrega peso, enfim, submete-se a toda forma de serviços pesados. Ela tem pressão alta, sofreu um princípio de derrame, mas precisa trabalhar. Ela nos informou que "têm dias que não dá para levantar de tanta dor. A minha filha diz pra eu ficar em casa, mas eu tenho medo que eles aleguem abandono de trabalho".
Na verdade esse prefeito ou a autoridade responsável é um grandissíssimo filho de uma vaca!

Nenhum comentário: