quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Senado faz sessão especial para debater sobre trabalho escravo no País.


As duas primeiras horas da sessão ordinária do Senado Federal de hoje serão dedicadas aos assuntos discutidos durante a Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo realizada entre os dias 28 e 3 deste mês. De 1995 a 2009, mais de 36 mil trabalhadores foram resgatados em situação semelhante à escravidão, dos quais cerca de dez mil estavam no Pará.
Durante a sessão, que partiu da iniciativa do senador José Nery (PSOL-PA), a Frente Nacional de Combate ao Trabalho Escravo também será lançada. Mais de 200 assinaturas de parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado já foram recolhidas em favor de ações do Congresso Nacional pela erradicação do trabalho escravo. Segundo Nery, que é presidente da Subcomissão Permanente que trata do tema na Casa, a semana não é comemorativa. 'O que pretendemos é chamar a atenção de toda a sociedade brasileira para esse gravíssimo problema, essa vergonha nacional ainda persistente em nosso país, que vitima milhares de trabalhadores, submetidos a condições totalmente desumanas de trabalho', explica.
O projeto de lei que institui o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo (28 de janeiro) e a Semana é de autoria de Nery. O Dia Nacional é alusivo à data em que quatro servidores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) foram mortos ao fiscalizar uma fazenda acusada de trabalho escravo em Unaí, Minas Gerais. O caso ainda não foi solucionado pela Justiça. 'Além da homenagem, o objetivo também é a busca de soluções para eliminar a prática do trabalho escravo no Brasil', aponta o senador.


Fonte: O liberal

Nenhum comentário: