quinta-feira, 20 de março de 2008

Educação em Ananindeua está à beira de um colapso

Descaso
Sem carteiras, alunos 'Cosme e Damião' têm que sentar em duplas

A educação em Ananindeua está à beira do caos. A denúncia foi feita ontem, pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Pará (Sintepp), durante manifestação na BR-316, em frente a Prefeitura de Ananindeua. Segundo a entidade, as escolas municipais estão sucateadas. Faltam carteiras para os estudantes e, em alguns casos, os professores precisam fazer coleta para completar a merenda escolar. 'Esse prefeito precisa ser desmascarado', disparou Sandra Azevêdo, diretora do Sintepp.
Além da infra-estrutura precária das escolas, os professores também protestam pelo cumprimento do Plano de Cargos e Salários. 'O prefeito está fugindo do diálogo desde o início do mês. Tínhamos uma reunião marcada com ele, mas em cima da hora desmarcaram. E para nosso espanto, quando abrimos o jornal, vimos que ele deu 12% aos professores. Ele quer comprar a categoria, como faz com todos. Mas nossa luta agora é pelo Plano de Cargos e Salários', explicou Jair Pena, coordenador geral do Sintepp.
No final da manhã, uma comissão foi recebida por representantes da prefeitura, mas segundo os manifestantes, nada foi decidido.
Durante o protesto, vários professores relataram as péssimas condições em que são obrigados a trabalhar. 'Em minha escola há um rodízio de carteiras. Os alunos já são chamados de Cosme e Damião, porque têm que sentar juntos. Nem os professores têm cadeiras. Temos que fazer coleta para comprar o tempero da merenda escolar', denunciou Adinaldo Souza, lotado na escola de Ensino Fundamental Benedito Maia.
Outra denúncia grave foi feita por uma professora que não quis ser identificada, por medo de represálias. 'Esse prefeito nos persegue', explicou. Segundo ela, escolas-creches se transformaram em 'depósitos' de crianças. 'Os anexos das escolas são galpões com teto de telha Brasilit, onde faz um calor insuportável'.
'Essa prefeitura é uma farsa. Na minha escola, quando o Ministério da Educação veio fazer inspeção, funcionários da prefeitura chegaram meia hora antes, deram uniformes novos para os alunos e trouxeram um caminhão de merenda escolar. Quando os técnicos do MEC foram embora, a merenda também foi', denunciou a professora.
Em nota enviada à redação, a Prefeitura de Ananindeua informa que o Sinteppe entregou à Procuradoria Geral do município uma pauta de reivindicações. Segundo a nota, a categoria quer a nomeação de uma comissão paritária para a implantação do Plano de Cargos e Salários e a continuação da discussão em torno da negociação salarial, 'apesar da prefeitura de Ananindeua já ter concedido à categoria aumento de 12% retroativo a 1º de março. Os professores terão nova reunião com representantes da Prefeitura de Ananindeua no próximo dia 25, no Conselho Municipal de Educação'.
Jornal O Liberal, 20.03.08

Nenhum comentário: