sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O professor e o ventilador

17.12.2010

O Sintepp decidiu ontem processar o Estado, por dano material e moral, em  nome de um professor  vitimado por um ventilador de teto que desabou na cabeça dele quando ministrava aula na escola estadual Ruth Almeida, no Maguari. A ação do sindicato anunciada pela coordenadora Conceição Holanda, deverá invocar diversas normas legais - a Constituição Estadual, o RJU e PCCR estão entre elas - que asseguram ser de exclusiva responsabilidade do Estado a oferta de condições adequadas de trabalho aos professores, como a boa estrutura fisica das salas de aula.

Aliás, pode estar nascendo aí a primeira dor de cabeça para o governador Jatene. O Sintepp promete iniciar o ano fazendo grande vistoria nas escolas e negociando com o novo secretário de Educação com vistas a um plano emergencial de recuperação das escolas. "Se a situação continuar, vamos incentivar os professores a não trabalhareem. Isso com base no parágrafo 4º do artigo 5º da Constituição", diz Conceição. Em resumo, o parágrafo blinda o trabalhador de punição quando deixa de trabalhar para preservar a própria vida.

Um comentário:

Anônimo disse...

No colégio onde atuo, esqueci de avisar aos alunos e funcionários, que tem um caco de lâmpada florescente (formato de punhal mesmo) prestes a cair em cima de algum desavisado, podendo até desencarná-lo. Vou dar um jeito de comunicar à diretora da escola ainda hoje.

Essa de cair ventilador na cabeça de aluno e professor é velha por aqui. Antes de ser professor já fui eletricista na Marinha do Brasil, e sempre peço a direção da escola que recomende a quem vai fazer o serviço,para ler o manual de instalação dos equipamentos fornecidos pelo fabricante. Um ventilador em funcionamento chega a pesar 25 Kg e tem que ser afixado com parafusos adequados, porém, a maioria das pessoas não estão nem aí para o ítem segurança.

No colégio onde trabalho, o mais engraçado é que a diretora investiu pesado em um ar condicionado para "sua" sala, desses modernos, e "esqueceu" de mandar consertar os ventiladores das salas de aula e fazer manutenção da parte elétrica. Detalhe, o único ventilador da sala dos professores não ventila nada de tão velho e com as palhetas empenadas.Aliás, sala de professor, hoje, é uma piada, visto que nossos mestres, vivem sendo jogados de um lado para outro, como se eles não precisassem de um espaço para trabalhar nos horários suplementares das escolas e da vida deles.