quarta-feira, 26 de março de 2008

Prefeito de Ourém desiste de reduzir salários

O prefeito de Ourém, Zoé Saavedra, já havia informado aos professores "temporários" que iria reduzir seus vencimentos, quando foi convencido pela coordenação do SINTEPP e pelo advogado Paulo Henrique (em reunião ocorrida no dia 24.03) a não concretizar seu ato, considerando que, além de prejudicial a categoria, violaria o direito constitucional da irredutibilidade de vencimentos.
Além disso, foi marcada nova reunião para discussão do rejuste dos trabalhadores do grupo do magistério.
.............................................
Um pouco de Ourém:
A ORIGEM histórica do município de Ourém, data de 1727, quando Luiz de Moura chegou à localidade onde se encontra a Sede Municipal, e edificou uma casa-forte a fim de criar uma posição oficial e estabelcer-se no rio Guamá.
O povoado se desenvolveu ao redor dessa residência e, em 1753, adquiriu categorias de freguesia do Divino Espírito Santo e de Vila denominada Ourém. Na ocasião era formada de 150 índios, tomados a contrabandistas, e famílias procedentes dos Açores, para colonizar o Estado do Pará.
Com a instalação do município, 1762, Ourém entrou para independência.
Entretanto, mais tarde, o seu território veio a sofrer inúmeras depredações durante o conflito da Cabanagem.
Em virtude de dissensões políticas, em 1887, o município foi extinto. A restauração deu-se dois anos depois. Em 1931, sofreu nova extinção, restabelecendo-se, porém, em 1933.
Aos habitantes do lugar dá-se o nome de “ouremenses” ou “ouroenses”.
Pela lei provincial nº 14, de 09-09-1838, é criado o distrito de Irituia e anexado ao município de Ourém.
Pela lei provincial nº 534, de 12-10-1857, desmembra do município de Ourém o distrito de Irituia. Elevado à categoria de município.
Pela lei Provincial nº 1307, de 28-11-1887, a vila é extinta, sendo seu território anexado ao município de São Miguel do Guamá.
Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Ourém, pelo decreto estadual nº 856, de 23-01-1933, desmembrado de São Miguel do Guamá.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído do distrito sede.
Fonte: IBGE

Nenhum comentário: