sexta-feira, 21 de março de 2008

Sindicato denunciará escolas “Cosme e Damião”

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp) de Ananindeua denunciará a existência de alunos 'Cosme e Damião', que dividem a mesma carteira, ao Ministério Público do Estado (MPE). A informação foi repassada, ontem, pelo coordenador geral do sindicato, Jair Pena. De acordo com ele, na próxima quinta-feira, 27, haverá uma assembléia geral da categoria para formar uma comissão para acionar o MPE e fazer vistorias nas escolas e anexos do município.
Segundo Jair Pena, na semana passada a entidade percorreu 58 escolas municipais e seis anexos de Ananindeua e flagraram em duas delas alunos 'Cosme e Damião': Escola Benedito Maia, no conjunto Abelardo Conduru, e Escola Heliolândia, no Distrito Industrial. Ontem mesmo, de acordo com Pena, a situação foi denunciada para a procuradora do município. Mas a idéia do Sintepp é não só denunciar o caso ao MPE, como solicitar que um representante do órgão acompanhe as vistorias que serão feitas nas escolas e anexos. A data dessas vistorias não será divulgada pela entidade para não comprometer o trabalho.
O coordenador do Sintepp destaca também que outras denúncias serão feitas ao MPE, como as péssimas condições dos anexos das escolas. Segundo levantamentos feitos pela entidade, há cerca de três anos a rede municipal de ensino de Ananindeua só possuía oito anexos. Atualmente, são 38 anexos. 'A maioria deles funciona de forma precária. Há escolas onde professores e funcionários fazem até coleta para comprar temperos para a merenda escolar', disse Pena. 'São muitas as denúncias de professores que chegam até nós, mas muitos deles ainda têm medo de denunciar e sofrer algum tipo de represália ou perseguição', complementou.
Pata o próximo dia 25, também está marcada uma audiência com a Prefeitura de Ananindeua para discutir essas e outras questões. Segundo denuncia o coordenador do Sintepp, em pelo menos três escolas os professores e funcionários fazem coleta para ajudar na merenda escolar dos alunos. São elas: Escola Raimundo Pinto (Rua da Feira, no 40 Horas); Escola Benedito Maia (conjunto Abelardo Conduru) e Escola Laércio Wilson Barbalho (Estrada do Curuçambá). A última, inclusive, é considerada a escola-modelo de Ananindeua. 'Pela situação dessas escolas-sede, dá pra imaginar o quanto está ruim nos anexos', concluiu.
Jornal O Liberal, 21.03.08

Nenhum comentário: